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Escola e democracia ( Dermeval Saviani )




BIOGRAFIA DE DERMEVAL SAVIANI

             O filósofo Dermeval Saviani nasceu em 25 de dezembro de 1943 em Santo Antonio de Posse, comarca de Mogi Mirim, no interior do Estado de São Paulo. Estudou nas instituições Grupo Escolar de Vila Invernada – periferia de São Paulo, Liceu Salesiano São Gonçalo – onde cursou o ginásio-, Seminário do Coração Eucarístico de Campo Grande.
 Em Aparecida do Norte deu início à sua formação superior entre os anos de 1962 e 1963, no curso de filosofia da entidade, e deu continuidade aos seus estudos na PUC-SP, inclusive graduando-se em educação.
Atualmente é professor da mesma universidade na qual se formou, além de desenvolver, desde sua formação até os dias atuais, diversos projetos e pesquisa na área educacional, especialmente defendendo a análise crítica dos conteúdos agregada ao ensino das matérias comuns da escola.
Através da análise de algumas obras do autor, é possível perceber que embora este se mostre otimista – apresentando soluções para melhorar o sistema educacional no país, a partir de uma análise histórica dos fatos -, Saviani apresenta sua obra de maneira realista, destacando os erros de um sistema de educação que desde os primeiros passos letivos foi corrompido e repleto de falhas, realizando um paralelo entre a política e a educação.

Obras





ü  Escola e Democracia, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1986  Educação - Do Senso Comum a Consciência Filosófica, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1980.
ü  Ensino Púlblico e Algumas Falas sobre Universidade, São Paulo: Cortez Autores Associados, 1985.
ü  Sobre a Concepção de Politécnica Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 1989
ü  A Pós-Graduação em Educação no Brasil, Florianópolis/São Paulo: UFSC/Cortez, 2002
ü  A Questão Pedagógica na Formação de Professores, Florianópolis: Endipe, 1996
ü  A Nova Lei da Educação-Trajetória, Limites e Perpectivas, Campinas: Autores Associados, 1999
ü  Pedagogia Histórico-Crítica, primeira aproximações, Campinas: Autores Associados, 2000
ü  Política e Educação no Brasil-O Papel do Congresso Nacional na Legislação do Ensino, São Paulo, Cortez, 1987.

      Premiações


ü  Medalha do mérito educacional do Ministério da Educação.
ü  Prêmio Zeferino Vaz de produção científica.
ü  Prêmio Jabuti de 2008 na categoria Educação, Psicologia e Psicanálise com História das Idéias Pedagógicas no Brasil.



Escola e Democracia

         O filósofo Dermeval Saviani apresentou em sua obra “Escola e Democracia” (1987) conceitos básicos que remetem a uma escola como sendo um espaço de interação e socialização, que prepara o indivíduo para a vida adulta. Trata de assuntos relevantes às teorias da educação e seus problemas, como: marginalização da criança, violência simbólica, analfabetismo, dentre outros. Existem dificuldades na resolução desses problemas, por conta disso há uma necessidade de esforço educativo que traga melhorias para estas crianças, dentro e fora do âmbito escolar.
        O livro “Escola e Democracia” remetem-nos a diversos conceitos referentes à educação e as várias faces que ela apresenta. Dentro deste contexto estão as tendências pedagógicas que esclarecem suas teorias educacionais e as diferentes formas de aprendizagem, em relação à escola, a educação, a sociedade e a marginalidade. É interessante notar a possibilidade de observação da relação que existem entre elas, assim cada tendência mostra sua contribuição e a função de cada indivíduo na formação educacional, embasando também a marginalidade. Cada tendência relata o modo como a mesma interfere no ensino aprendizagem, ou seja, suas causas, conseqüências, e como ela deve ser tratada de forma que, possa se resolver ou ao menos amenizar essa situação existente há tanto tempo.
      Diversas são as causas que acabam prejudicando o rendimento do aluno em sala de aula. Através das tendências elencadas pode-se explicar e analisar como a educação interage de forma significativa na sociedade, promovendo uma educação democrática e igualitária, sem distinção de cor, raça, religião, classe em busca de sua própria autonomia. Através das tendências podemos identificar a atuação do professor, este deve está sempre pronto a contribuir com o desempenho e transformação do indivíduo, de uma forma geral, ou seja, tanto na educação como na vida política e social - o aluno passa a ser peça principal em toda essa mudança.
       Saviani busca compreender a mediação e o impacto que a educação causa em meio à prática social e cultural de um povo, com o intuito de promover a democracia, e educação para todos. Segundo Saviani, toda escola precisa ser organizada e ter uma proposta pedagógica que possa possibilitar aos alunos conhecimentos que sejam capazes de transformar a realidade histórica de uma sociedade.
      Os educadores precisam questionar os objetivos de seu trabalho, o sentido dos métodos que cada instituição utiliza os conteúdos que apresenta, ou seja, os educadores precisam exercitar a criticidade no cotidiano escolar, pois isso terá consequências diretas e imediatas na prática educativa. A instituição escolar deve propiciar debates, reuniões e palestras que insiram a comunidade e a família no contexto escolar para que os mesmos possam acompanhar o despenho dos estudantes. Através dessa parceria se constrói uma instituição democrática, pautada no desenvolvimento dos educando de forma critica e atuante no processo de ensino aprendizagem.
       Paralelo a isso, o educador passou a buscar meios de por em prática no espaço escolar as diferentes tendências educacionais posteriores e atuais. O educador de hoje tem um papel importantíssimo em nossa sociedade de capacitar os jovens e adultos para o mercado de trabalho e desenvolver sua formação como um indivíduo completo (profissional e socialmente).
       Diante de tantas dificuldades vivenciadas no espaço escolar, é necessário pesquisar, buscar, produzir e fazer com que essa atualização seja contínua, baseando-se nos critérios referentes aos diversos saberes da educação. É muito importante para os professores à busca pelo conhecimento, afim de que possam acompanhar a evolução e o desenvolvimento da tecnologia em nossa sociedade, onde cada vez mais cresce a busca pelo saber.
        Está em contato direto com o conhecimento traz resultados significativos no processo de ensino - aprendizagem dos indivíduos, uma educação crítica e estratégica com o objetivo de transformar uma sociedade e adaptar o indivíduo ao meio social em que vive.  Transformar a educação hoje, em meios a tantas mudanças é um desafio para muitos que vivenciam diariamente os problemas relacionados à educação, considerando os projetos sociais que estão sendo cada vez mais implantados para formar cidadãos que saibam pensar e agir criticamente nesta sociedade capitalista a qual vivemos.

Ensino

     As teorias não críticas da educação aparecem para estimular o pensamento do autor acerca da educação. Em sua obra Escola e Democracia, Saviani busca evidenciar as correntes pedagógicas, iniciando pela pedagogia tradicional, que tem como objetivo organizar a escola e garantir a educação, que é um direito de todos e dever do estado, transformando os educandos em cidadãos, que devem ter conhecimento cultural transmitido pelo professor.
       A pedagogia tradicional trata a educação como a correção da marginalidade, e tem como função equalizar a sociedade; outra teoria abordada é a teoria tecnicista, que consta de propostas pedagógicas com enfoque sistêmico, buscando profissionalizar o aluno.
      Já as teorias crítico-reprodutivistas não têm proposta pedagógica, e percebem a escola, a educação e os personagens envolvidos no contexto como reprodutores das desigualdades sociais e destaca o papel da escola enquanto aparelho ideológico do estado, dividindo a burguesia e o proletariado.
         O ensino na concepção de Saviani significa produzir o saber, fazer com que aqueles que fazem parte do processo consigam absorver os conteúdos e transformar o meio onde vivem em um local com igualdade de oportunidades.

Aprendizagem

Aprender é desenvolver a capacidade de processar informações e organizar dados resultantes de experiências ao passo que se recebe estímulos do ambiente. O grau de aprendizagem depende tanto da prontidão e disposição do aluno quanto do professor e do contexto da sala de aula. Como passo inicial o professor precisa verificar aquilo que o aluno já sabe por procurar escutar e observar.
     O aluno por sua vez procura compreender o que o professor tenta explicar. Quando ocorre a transferência de aprendizagem significa que o aluno conseguiu sintetizar as informações e passou a ter uma visão mais clara superando assim sua visão confusa e parcial.
       Dermerval Saviani acredita que a escola deve lutar contra a seletividade, a discriminação dos alunos, mas que o aluno também deve fazer sua parte, pois se somente se considerar uma peça sem qualquer importância no sistema conseguirá promover a mudança necessária para o bem de toda a sociedade e do próprio sistema.

O fracasso escolar
   
        Saviani alerta que, muitas vezes, o fracasso escolar é reflexo de fatores externos, tais como saúde, nutrição, fatores psicológicos e cognitivos, bem como de ordem familiar, e esses elementos contribuem negativamente para a absorção dos conteúdos, mas há de se fazer chegar aos pupilos a mensagem da importância da educação para a sua vida, fazendo-os encará-la como agente transformador, em um âmbito maior, na comunidade onde vive. 
      Ao analisarmos a história da educação, percebemos que um dos fatores que contribuem para os baixos índices de aprendizagem é a evasão escolar, corrente desde os primórdios da educação no país, tornando mais difícil a construção da base educacional da nação, uma vez que grande parte da população não conta com um modelo de educação efetivo que sirva de modelo para futuras adaptações.

A reprovação escolar na atualidade

       Tema recorrente nos debates educacionais nos últimos anos é a relevância da escolaridade das crianças nas séries iniciais, que irá contribuir para o sucesso no desenvolvimento do aluno. Dermeval Saviani defende a importância do ensino nas séries iniciais. Ora, o saber sistematizado, a cultura erudita, é uma cultura letrada. Daí que a primeira exigência para o acesso a esse tipo de saber é aprender a ler e escrever. Além disso, é preciso também aprender a linguagem dos números, a linguagem da natureza e a linguagem da sociedade. Está aí o conteúdo fundamental da escola elementar: ler, escrever, contar, os rudimentos das ciências naturais e das ciências sociais, história e geografia humanas. (SAVIANI, 1992)
       Para Saviani o aluno deve ser preparado para a aquisição dos conhecimentos científicos, através do acesso aos rudimentos desse saber. A aprovação automática vem sendo apontada como uma possibilidade de eliminar o problema da reprovação, por isso tornou-se foco de muitas discussões, reflexões e preocupações entre os educadores o sucesso no desenvolvimento do aluno.

Conclusão

          Saviani conclui suas observações no livro Escola e Democracia (1987), que o ensino não é somente pesquisa, onde o professor tem a função de estudar determinado tema e transmitir aos seus alunos, mas sim um artifício que deve ser utilizado de maneira inteligente, propondo atividades que permitam a resolução de problemas através do questionamento deles, levantamento de hipóteses pertinentes e experimentação, fazendo com que o aluno assuma a responsabilidade de sua própria capacidade de pensar e de se posicionar perante os desafios da vida.
        É relevante ressaltar que o saber educacional, aquele que envolve a disciplina e o intelecto do aluno é importante, para que ele tenha base em uma sociedade que o pontua, seja nas provas da escola, do vestibular ou no alcance de metas em um futuro emprego, mas é preciso também durante o processo de aprendizagem, preparar esse aluno para saber se posicionar e analisar com maior profundidade e tenha uma capacidade de opinar, julgar, que deve ser trabalhada ainda na escola, preparando de fato, o cidadão para o futuro. O autor em sua obra trata da marginalidade e fracasso escolar vinculado aos interesses do sistema capitalista, político e educacional - agrega-se educação e relação de poder aos interesses de classes - o mesmo visa que os Sistemas Nacionais de Educação preconizam a educação como direito de todos e dever do estado.
         A escola seria a responsável por diminuir essas diferenças, difundindo o conhecimento acumulado através dos tempos. Muitos intelectuais da educação dizem que o modelo de ensino pautado no pressuposto da educação tradicional é considerado obsoleto, por não motivar os alunos a buscarem e produzirem seus próprios conhecimentos.




Referências:


http://pt.wikipedia.org/wiki/dermeval_saviani

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e politica. 7. ed. São Paulo: cortez, 1985.





 

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