Biografia
José Carlos Libâneo, nasceu em Angatuba, interior do estado de São Paulo, em 1945 e fez seus estudos iniciais e o ensino médio no Seminário Diocesano de Sorocaba (SP).Graduou-se em filosofia na PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), em 1966. “MESTRE” da educação escolar brasileira concluído em 1984 e “DOUTOR” em educação, posteriormente. Sua dissertação de mestrado em filosofia da educação mostra sua preocupação com as práticas pedagógicas. Em sua tese de doutora-mento, deixa isso claro e examina sobre os fundamentos teóricos e práticos do trabalho docente. Libaneo é bastante conhecido no meio educacional pelas profundas contribuições teóricas que produz na área. Articula uma reflexão crítica sobre a natureza histórico- social dos conteúdos de ensino e a própria didática de transmissão destes conhecimentos. Ele ensina pesquisa e escreve sobre assuntos de teoria da educação, Didática, política Educacional e Escola pública. É atualíssimo os seus conhecimentos e seus compromissos com o projeto político pedagógico da escola. Iniciou suas atividades profissionais em 1967, como Diretor do Ginásio Estadual Pluricurricular Experimental (SP), por seis anos. Em 1973 fundou e dirigiu por três anos o Centro de Treinamento e Formação de Professores da secretaria da Educação Estadual em Goiânia. A partir de 1975, tornou-se professor da faculdade de educação da Universidade Federal de Goiás.
LIVRO: PEDAGOGIA E PEDAGOGOS, PARA QUÊ?
Segundo o autor a escola pode ajudar no
desenvolvimento de competências comunicativas que possibilitarão um dialogo e
um consenso baseado na razão critica, o desenvolvimento da autonomia, isto é
individuos capazes de serem inetrlocutores competentes de expressar suas
idéias, desejos e vontades, de forma cognitiva e verbal, incluindo a
perspectiva do outro ( nivel de informações, intencões ) e a capacidade de
dialoga. A escola é o lugar de receber a infância, ajudá-la a crescer e
torna-se adulta suscitando o desenvolvimento do sujeito capaz de um pensamento
autonomo e ativo, a busca da razão critico-emacipatória.
Objetivo para uma educação básica de qualidade:
*Preparação para o mundo do trabalho – atender as demandas economicas de
emprego, preparar para o trabalho e para as formas alternativas de trabalho,
visando a flexibilização que caracteriza o processo produtivo.
* Formação para a cidadania crítica ou seja é um cidadão – trabalhador
capaz de interferir criticamente na realidade para transformá-la e não apenas
formar para integrar o mercado de trabalho.A escola deve continuar investindo
na ajuda aos alunos a se tornarem criticos, a se engajarem na luta pela justiça
social e entender o papel que deve desempenhar, como cidadãos criticos, e que a
escola os capacitem a desempenhar este papel.
* Preparação para a participação social – é uma exisgência educativa para
viabilizar o controle público não-estatal sobre o estado, mediante o
fortalecimento da esfera pública não-estatal.
* A formaçãoo ética é um dos pontos fortes da escola do presente e do
futuro – a emancipação objetiva de todas as formas de dominação torna-se
possível se os índividuos desenvolverem capacidades de aprendizagem baseadas
numa prática comunicativa.
O acontecer educativo corresponde a ação e ao resultado de um processo de
formação dos sujeitos ao longo das idades para se tornarem adultos pelo que
adquirem capacidades e qulidades humanas para enfrentamento de exigências
postas por determinado contexto social. A educação conjunto das ações
processos, influências, estruturas que intervem no desenvolvimento humano de
índivudos e grupos na sua relação ativa com meio natutal e social, num
determinado contexto social. A relação ativa dos individuos com o meio natural
e social implica na mediação da cultura, visando desenvolvimento da
personalidade, ou seja, aquisição das qualidades especificas do gênero humano.
O homem entra em cena na hostória como um ser ativo, isto é, portador se uma
atividade consciente e objetivo sobre o meio, transformando a natureza e o meio
social e transformando a si próprio.
É um processo interativo em que o
sujeito constroi seus conhecimentos através da sua interação com o meio numa
inter-relação constante entre fatores inetrnos e externos. Sendo um fenômeno
social enraizado nas contradições, nas lutas sociais de modo que é nos embates
da práxis social que vai se configurando o ideal de formação humana. Mediantes
conhecimentos, habilidades, valores, modos de ação, os sujeitos internalizam
aquelas qualidades e capacidades humanas necessárias a sua atividade prática
transformadora perante a realidade natural e social.
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